quinta-feira, 1 de abril de 2010

Campus da UFRA em Capanema-Pa ,brevemente

Se depender da vontade, do empenho e do apoio do prefeito Eslon Martins, Capanema terá, brevemente, um campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Gestões, nesse sentido, começaram a ser feitas, no dia 19 de março desse ano, com a visita do reitor da instituição, Sueo Numazawa, ao Município.
Desse empenho participam também a própria UFRA e o Deputado Federal Lúcio Vale, que é um dos principais interlocutores, e um dos mais atuantes incentivadores da implantação da universidade em Capanema. “Esse é o primeiro passo”, disse o deputado, referindo-se à visita do reitor. Um projeto, que abranja todos os procedimentos e etapas a ser cumpridos pelos atores envolvidos no processo, no caso: a Prefeitura de Capanema, os outros Municípios da região, que serão beneficiados pela universidade, o Poder Legislativo Municipal, a UFRA, a bancada paraense na Câmara dos Deputados, e os estudantes de um modo geral, deverá ser formatado, para posterior aprovação do Ministério da Educação.
Mas, para que a UFRA venha a se instalar em Capanema, segundo o reitor da instituição, faz-se necessária a aquiescência dos outros gestores municipais interessados. “Deve existir não apenas o compromisso do prefeito de Capanema, mas de todos os prefeitos da região, inclusive com documento assinado por eles”, enfatizou Sueo Numazawa, acrescentando, que, a partir da concretização desse projeto, o campus da UFRA, em Capitão-Poço, passará a existir como núcleo do campus de Capanema.
E, para que a implantação da UFRA, em Capanema, não seja uma imposição de gabinete, com discussões restritas a autoridades, ficou agendada a realização de uma audiência pública, que será realizada no dia 26 de abril, às 10 horas, na Câmara de Vereadores, quando, então, as comunidades envolvidas terão a oportunidade de debater o assunto, elegendo, inclusive o curso (ou cursos), que mais se configuram à realidade sócio-econômica da região. “Queremos que todo esse processo seja o mais democrático e transparente possível. E, se depender da nossa administração, a UFRA deixará de ser um sonho, para se transformar em uma realidade, que está muito perto de acontecer”, assegura o prefeito de Capanema, Eslon Martins.
Para o reitor, o campus da UFRA, em Capanema, possui todas as condições de iniciar suas atividades com – pelo menos, dois cursos, sendo um na área de ciências da computação e outro, na de agropecuária. Isso, porém, dependerá também das parcerias firmadas entre os municípios e a UFRA, e de uma articulação política, capaz de canalizar recursos para a viabilização do projeto. Só para se ter uma idéia da dimensão desse projeto, a infra-estrutura mínima do campus requer, por exemplo, pelo menos duas salas de aula, uma biblioteca, um bloco administrativo, um laboratório de informática e uma área de aproximadamente dez hectares, que não esteja muito distante do perímetro urbano da cidade, e onde possam ser desenvolvidas atividades de agropecuária. “Podemos iniciar pequenos, mas com grandes possibilidades de ampliação”, ensina o reitor.
Nesse caso, a Prefeitura colocaria essa área à disposição da UFRA, e se comprometeria também a enviar para a Câmara Municipal o projeto de lei, que garantiria a formalização do convênio com a universidade. Por conta disso, na reunião, surgiram várias alternativas para o início das aulas, enquanto a estrutura do campus não fica pronta. Nesse mesmo dia, a comitiva visitou vários locais, alguns para construção do campus, e outros, aproveitando-se a estrutura já existente.
(http://www.capanema.pa.gov.br/20100330244/capanema-tera-campus-da-ufra.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário